Posso descartar os medicamentos no vaso sanitário?
Não. O descarte de medicamentos em vaso sanitário pode levar a ocorrência de danos à saúde humana e ao meio ambiente. Atualmente os tratamentos de esgoto não são suficientes para remover essas substâncias químicas e, devido a isso, o descarte em vaso sanitário faz com que haja contaminação de rios, lagos, mares, entre outros.
Quais os impactos ambientais e sociais de descartar medicamentos em lixo comum?
Descartar medicamentos em lixo comum gera contaminação do solo e da água e, com isso, diversos riscos à saúde humana, além de danos ao meio ambiente. A falta de controle destes medicamentos após serem descartados em lixo comum pode configurar um risco associado à segurança de crianças, animais e outros indivíduos que não possuem conhecimento dos perigos associados ao uso de medicamentos de forma inadequada.
O que é feito com os medicamentos descartados adequadamente?
Empresas especializadas em gerenciamento de resíduos realizam a coleta destes medicamentos, que após passarem por um processo de separação e tratamento, podem sofrer incineração.
§ 3º A destinação final ambientalmente adequada dos medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso de que trata este Decreto será realizada em empreendimento licenciado por órgão ambiental competente e atenderá à seguinte ordem de prioridade:
I – incinerador;
II – coprocessador; e
III – aterro sanitário de classe I, destinado a produtos perigosos.
O que diz a legislação sobre o descarte de medicamentos?
DECRETO Nº 10.388, DE 5 DE JUNHO DE 2020
Art. 10. As drogarias e farmácias estabelecidas como pontos fixos de recebimento ficam obrigadas, às suas expensas, a adquirir, disponibilizar e manter, em seus estabelecimentos, dispensadores contentores, na proporção de, no mínimo, um ponto fixo de recebimento para cada dez mil habitantes, nos Municípios com população superior a cem mil habitantes.
Os medicamentos que ainda não estão vencidos, mas não serão usados, devem ser descartados?
Sim. Os medicamentos prescritos devem ser usados apenas durante o tempo de tratamento definido na prescrição.
Quais os cuidados para armazenar medicamentos e não ter que descartá-lo antes do prazo?
Armazene em local fresco e seco: Os medicamentos devem ser armazenados em local fresco e seco, longe da luz direta do sol, umidade e fontes de calor. Armários de banheiro ou cozinha geralmente não são recomendados devido à umidade e às mudanças de temperatura que ocorrem nesses ambientes.
Mantenha em embalagem original: Os medicamentos precisam ser mantidos em sua embalagem original. Evite transferi-los para outros recipientes.
Armazene em local seguro: Mantenha os medicamentos fora do alcance de crianças e animais de estimação.
Verifique a data de validade: Sempre observe a data de validade do medicamento antes de usá-lo. Medicamentos vencidos podem ser menos eficazes ou até mesmo prejudiciais à saúde.
Armazene de acordo com as instruções: Siga as instruções específicas de armazenamento fornecidas pelo fabricante do medicamento ou farmacêutico. Alguns medicamentos precisam ser refrigerados ou armazenados em temperaturas específicas. Lembre-se: para os medicamentos que precisam ficar na geladeira, a parte central é o local ideal para guardá-los, não armazene na porta nem próximo ao congelador.
Se você tiver alguma dúvida específica sobre o armazenamento de um medicamento, consulte um farmacêutico ou profissional de saúde.
Ao transportar medicamentos, quais os cuidados para que não estraguem e seja preciso descartá-lo?
Proteja seus medicamentos contra mudanças de temperatura. Certifique-se de que eles não fiquem expostos ao calor excessivo ou frio.
Se estiver transportando medicamentos que precisam ser refrigerados, coloque-os em um isopor apropriado ou em uma bolsa térmica com gelo reutilizável rígido (mantido previamente por mais de 12 horas em congelador).
Proteja os medicamentos contra impactos ou danos, mantendo em suas embalagens originais dentro de uma caixa ou bolsa acolchoada.
O que eu posso fazer para reduzir a quantidade de medicamentos a serem descartados?
Para ajudar a reduzir o desperdício de medicamentos, compre apenas a quantidade necessária e evite estocar ou acumular medicamentos que não serão utilizados. Sempre verifique a data de validade dos medicamentos antes de comprá-los e não interrompa o tratamento sem orientação médica, mesmo que se sinta melhor.
Descartar medicamentos vencidos reduz riscos à saúde?
Sim, o descarte adequado de medicamentos vencidos é importante para reduzir os riscos à saúde e ao meio ambiente. Quando um medicamento passa da sua data de validade, a eficácia e a segurança do medicamento podem ser comprometidas. Alguns medicamentos podem se deteriorar e se tornar ineficazes, enquanto outros podem se tornar tóxicos ou perigosos para a saúde. Além disso, o descarte correto de medicamentos pode prevenir a contaminação do meio ambiente, evitando que substâncias químicas nocivas cheguem a rios, lagos e solo.
Pode diluir o medicamento e descartar no vaso sanitário?
Não. Os sistemas de tratamento de água e esgoto geralmente não são projetados para remover completamente as substâncias químicas presentes nos medicamentos, que podem acabar contaminando a água, o solo e os organismos que vivem nesses ambientes.
Além disso, a prática de descartar medicamentos no vaso sanitário pode colocar em risco a saúde pública, pois essas substâncias químicas podem afetar a fauna e a flora aquática e, eventualmente, chegar ao abastecimento de água potável.