AsFaQQ nas escolas

ATUAÇÃO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE NITERÓI

O projeto ‘’Assistência Farmacêutica que Queremos’’ (AsfaQQ) tem como um de seus objetivos promover a educação em saúde nas escolas, com foco no uso racional, armazenamento e descarte adequado de medicamentos. A atividade tem início com a palestra educativa intitulada “Medicamentos nas escolas: uma dose de conhecimento”, seguida por um quiz interativo na plataforma Kahoot!, que tem como finalidade elucidar, de maneira descontraída e prática, as informações transmitidas na palestra.  Neste ano, os integrantes do projeto AsfaQQ visitaram algumas escolas de ensino fundamental da rede municipal de Niterói: 

Escola Dr. Alberto Francisco Torres

Em 12 de agosto de 2024, a equipe esteve presente no centro de Niterói, região praias da bahia, com uma turma de 35 alunos. Ao final, brindes foram distribuídos para os estudantes em agradecimento pela participação. A presença de alunos com necessidades especiais destacou a relevância da inclusão e da adaptação da linguagem em ações educativas de saúde, assegurando a participação de todos.

Foto dos alunos participando do quiz interativo.

Escola Francisco Portugal Neves

No dia 20 de agosto de 2024, a atividade foi realizada para aproximadamente 250 estudantes do oitavo e nono ano em Piratininga, na região oceânica. A palestra foi complementada por um vídeo que reforçou os conceitos discutidos, onde os alunos revisaram os temas abordados.

Foto dos alunos assistindo a palestra ministrada pela doutoranda Letícia Castro.

Escola Paulo Freire

Nos dias 1 e 8 de outubro de 2024, a equipe avançou para a zona norte da cidade e esteve no bairro do Fonseca, atendendo cerca de 130 alunos do sétimo, oitavo e nono ano. Por meio desta ação, para além de promover a conscientização no que tange os medicamentos e conceitos importantes, foi possível orientar os alunos quanto a locais seguros para pesquisa e obtenção de informações sobre medicamentos e seus usos, e divulgar o aplicativo “Descarta bem” como uma alternativa para auxiliar o descarte dos medicamentos em locais adequados na cidade. O aplicativo demonstra a importância da inovação tecnológica em projetos de extensão universitária.

Foto dos alunos assistindo a palestra ministrada pelas alunas Isabelle Ruiz e Gabriela Carvalho.

Essas atividades garantem que os alunos adquiram informações sobre medicamentos por meio da educação em saúde nas escolas, abordando aspectos de organização, armazenamento e descarte adequado de medicamentos nos domicílios, com potencial para impactar suas famílias e a comunidade. Em breve, outras escolas também receberão a visita da equipe.

Skip to content