O mês de setembro de 2024 foi de grande importância para a saúde pública de Niterói. A Faculdade de Farmácia da UFF foi sede do primeiro e segundo encontro, “Assistência Farmacêutica que Queremos” (AsfaQQ), nos dias 3 e 18 de setembro.
O projeto PDPA Assistência Farmacêutica que queremos, coordenado pela Profa. Dra. Elaine Miranda e a Profa. Dra. Gabriela Mosegui, ofereceu capacitação teórica para os integrantes da Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) do município de Niterói. Em ambos os encontros estiveram presentes as coordenadoras e a equipe do projeto, docentes da faculdade de farmácia, o subsecretário de saúde de Niterói, Leandro Paranhos, e os integrantes da CFT multidisciplinar.
A cerimônia de boas-vindas do primeiro encontro foi aberta pela diretora da Faculdade de Farmácia da UFF, Profa. Dra. Carla Guilarducci. Em seguida, o subsecretário Leandro Paranhos introduziu a CFT, suas metas, estrutura e atribuições, sendo a atualização da Relação dos Medicamentos Essenciais do Município de Niterói (REMUME). Com essa introdução, a Profa. Elaine Miranda apresentou o projeto PDPA e seus resultados, dando um panorama de como a assistência farmacêutica se estrutura no Brasil e no SUS, e como a seleção de medicamentos é um ponto fundamental para garantir a saúde. A Profa. Gabriela Mosegui, do Instituto de Saúde Coletiva da UFF, trouxe a base da avaliação de tecnologias no SUS tendo como base a sua experiência na área. Para finalizar, a Profa. Selma Castilho, da Faculdade de Farmácia da UFF, compartilhou a sua experiência como integrante da antiga Comissão técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Internacional de Medicamentos Essenciais, vinculada ao Ministério da Saúde (COMARE- MS).
O segundo encontro contou com uma oficina de revisão da literatura e construção de protocolos para tais análises com o Prof. Dr Tácio Lima, recém chegado no corpo docente da Faculdade de Farmácia da UFF. A abertura do encontro foi realizada pela Profa. Samanta Cardozo Mourão, vice-diretora da Faculdade, e a Profa. Elaine Miranda, além do subsecretário de Saúde de Niterói, Leandro Paranhos.
Na oficina, os integrantes da CFT puderam se capacitar em relação aos tipos de revisões sistemáticas, como as de meta-análises, para a revisão dos medicamentos da REMUME. O Prof. Tácio Lima pode compartilhar estratégias e bagagem teórica de suas experiências metodológicas, como o uso de plataformas de pesquisa. A parceria da academia com essa equipe multidisciplinar proporciona um melhor entendimento teórico dessas análises pelos profissionais da ponta, estimulando o senso crítico dos mesmos.
Agradecemos a todos que participaram e contribuíram com os encontros, objetivando a capacitação dos profissionais que compõem a CFT para a melhoria da qualidade da Assistência Farmacêutica no município de Niterói.