Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2024, aconteceu em Niterói a 6ª Reunião Internacional da Rede Acadêmica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS). Neste ano, trazendo o tema “Múltiplas Vozes em Defesa das Vidas: Saúde Única e Formação Humana”, o evento contou com atividades na forma de rodas de conversa, além de receber a submissão de trabalhos científicos com temas que abordaram diferentes eixos da área da Saúde.
A equipe AsFaQQ foi contemplada com a aprovação de 3 trabalhos para a apresentação neste evento:
AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA EM NITERÓI-RJ
O trabalho apresentado pela Doutoranda Letícia Castro revelou dados referentes à pesquisa de campo realizada no município de Niterói em 2023.
Doutoranda Letícia Castro.
Objetivou-se relatar informações referentes ao diagnóstico da Assistência Farmacêutica (AF) municipal obtido com a pesquisa, cuja finalidade é orientar a criação de um novo modelo capaz de suprir as necessidades encontradas no atual modo de gestão.
pesquisa abrangeu 60 unidades de saúde das 5 regiões administrativas do município, incluindo Programas Médico de Família, Policlínicas, Serviços de Pronto Atendimento, Centros de Atenção, hospitais e Unidades Básicas de Saúde. Nestes locais, a AF foi avaliada em 3 níveis: estrutura, processos e resultados; permitindo assim a compreensão da realidade dos usuários e identificação de possíveis lacunas na assistência.
Este trabalho foi orientado pela Prof. Dra. Elaine Silva Miranda e contou com a colaboração de Isabelle Ruiz, Diana Legal, Prof. Dra. Sabrina Calil-Elias, Giulia Santos, Prof. Dr. Ranieri Camuzi e Prof. Dra. Gabriela Mosegui.
ATIVIDADE EDUCATIVA SOBRE USO RACIONAL, ARMAZENAMENTO E DESCARTE DE MEDICAMENTOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE NITERÓI-RJ
A Farmacêutica Isabelle Ruiz representou a equipe AsFaQQ com um relato sobre as atividades desenvolvidas nas escolas. No referido trabalho, foram apresentados resultados sobre a ação educativa realizada com alunos do ensino médio de uma escola municipal de Niterói, em novembro de 2023.
Aos alunos foi ministrada a palestra intitulada “Medicamentos nas Escolas: Uma dose de conhecimento”, cujo conhecimento transmitido era reforçado com a aplicação de um quiz online interativo.
Além disso, um protótipo do aplicativo “Descarta Bem” também era apresentado aos alunos, o qual está sendo desenvolvido em colaboração com a Faculdade de Computação (UFF) e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFF). O objetivo do aplicativo é direcionar o descarte correto de medicamentos e suas embalagens pelos usuários, indicando pontos de coleta apropriados para a realização da logística reversa.
Este trabalho tem como co-autores Letícia Castro, Gabriela Carvalho, Diana Legal, Sandro Araujo, Giulia Santos, Cosme Corrêa e Prof. Dra. Elaine Silva Miranda.
ESTRATÉGIAS GLOBAIS PARA O DESCARTE ADEQUADO DE MEDICAMENTOS EM DOMICÍLIOS: UMA REVISÃO DE ESCOPO
Doutoranda Letícia Castro durante a apresentação oral.
Letícia Castro também apresentou uma revisão de escopo sobre o descarte de medicamentos em domicílios, ressaltando o impacto ambiental e os riscos à saúde decorrentes do descarte inadequado.
A pesquisa, conduzida conforme o protocolo do Instituto Joanna Briggs, apontou a falta de orientação como problema central e analisou práticas globais para identificar soluções eficazes. O estudo sugeriu programas de coleta de medicamentos vencidos e sem uso em unidades públicas de saúde, sistemas de logística reversa, campanhas de conscientização e incentivos de troca como estratégias promissoras que possam contribuir para a melhoria da gestão dos resíduos farmacêuticos.
Foram incluídos artigos de bases como PubMed e Scopus, com o uso do Rayyan QCRI para triagem dos resultados. Entre 3.295 artigos, 24 destacaram estratégias globais para o descarte adequado de medicamentos em nível domiciliar.
O estudo contou com a co-autoria de Adriana Cunha, Isabelle Ruiz, Diana Legal, Prof. Tácio Lima, Arthur Silva e da Prof. Elaine Miranda.
Equipe AsFaQQ reunida na 6ª Reunião RACS.