O projeto AsFaQQ abrange diversas metas, incluindo o convite e incorporação de atores-chave da rede e a implantação de duas farmácias-modelo em unidades de saúde de Niterói. Essas ações visam alcançar o objetivo central do projeto: propor um novo modelo de gestão da assistência farmacêutica para o município.
Em dezembro de 2023, após a conclusão do tratamento e da análise dos dados coletados na pesquisa de campo, teve início uma série de reuniões para a apresentação e discussão dos resultados. Inicialmente, participaram representantes da Secretaria de Saúde do município. Durante a reunião, foi apresentado o aplicativo “Descarta Bem”, desenvolvido pela equipe, e discutidas propostas de parcerias, além da implementação de pontos de coleta para o descarte de medicamentos em unidades básicas de saúde do município.
Em 2 de maio de 2024, os resultados foram expostos à Câmara Técnica de Assistência Farmacêutica de Niterói. O encontro foi divulgado no informativo interno da prefeitura de Niterói, intitulado Saúde em Pauta.
Nos dias 2 e 12 de julho de 2024, aconteceram reuniões para discutir a estruturação da farmácia-modelo. O projeto contempla a aquisição de equipamentos e mobiliários essenciais para a realização de práticas clínicas pelo farmacêutico.
No dia 6 de setembro de 2024, a equipe AsFaQQ se reuniu com os representantes do Programa Médico de Família (PMF) e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para apresentar os resultados referentes a essas unidades. Na ocasião, também foram apresentados os dados obtidos na pesquisa domiciliar.
Como resultado, a Policlínica Regional Dr. Sérgio Arouca será em breve estruturada para oferecer cuidado farmacêutico e se tornará o primeiro ponto de coleta para o descarte de medicamentos em uma unidade pública de saúde no município de Niterói.